Bom, pra começar a aula foi sobre nutrição esportiva, o professor foi o Marcelo Saldanha Aoki. Simplesmente já foi fisiologista do Thomaz Bellucci. Nesse artigo quero abordar alguns suplementos que foram citados na aula.
Pra começar quero dizer que muitos suplementos prometem ganhos e perdas muito além do que a substância oferecida é capaz de realmente oferecer. Isso porque boa parte dos suplementos estão contaminados com substâncias ilícitas, que eles não informam no rótulo. Isso tanto em suplementos nacionais, quanto os importados.
Veja abaixo uma pesquisa realizada pelo COI (Comitê Olímpico Internacional):
Aqui pesquisadores do COI testaram diversos suplementos comprados nesses países. Veja que em até 25% dos suplementos analizados foram encontradas substâncias ilícitas, e que não estavam listadas no rótulo do produto. Dentre essas substâncias podemos encontrar testosterona e efedrina.
Desse jeito fica difícil dizer que os resultados obtidos por um suplemento são realmente dele e não de alguma outra substância.
Mas partindo da ideia que os suplementos no mercado são puros, continuemos nosso artigo.
Creatina:
Já postei um artigo nesse blog dizendo algumas coisas sobre a creatina, agora vou complementar algumas informações e retificar outras.
Um dos artigos apresentados pelo Saldanha acaba de uma vez com os mitos dos malefícios que existem na creatina, um resumo:
1 - A creatina é o suplemento mais eficiente para o aumento da performance e ganho de massa magra;
2 - É totalmente segura;
3 - Não há efeito destrutivo;
4 - Pode ser usada por jovens (evitando que esses procurem anabolizantes como fonte de massa magra);
5 - A creatina monoidrato é a forma mais eficiente;
6 - Recomenda-se a ingestão com carboidrato;
7 - A forma mais rápida de aumentar o estoque muscular é consumir uma alta dosagem em um curto
período de tempo (período de saturação);
8 - Consumo aprovado pelo FDA (Food and Drug Administration);
9 - Apresenta aplicações clínicas variadas.
No item 7 eles provam o contrário do que foi dito aqui: deve sim ser feita a saturação, isso porque:
para que possamos encher o estoque de creatina dentro do músculo precisamos ter uma quantidade maior de creatina fora do músculo (no sangue), assim a creatina mais abundante no sangue passa por meio de hosmose para dentro do músculo.
Já no item 9 eles provam que a creatina é tão segura que está sendo até usada em estudos clínicos, na medicina. Então acabe de vez com toda sua repulsa pela creatina.
A creatina é hoje em dia o suplemento mais eficiente para o ganho de músculo!
Lembre-se da recomendação de dosagem: 20g nos 5 dias de saturação, dividido em 4 doses diárias. Na fase de manutenção 5g diárias após o treino, com a ingestão de carboidrato.
Não consegui passar exatamente como queria devido ao montante de informação que foi passada, mas o principal está aí. Nos próximos posts colocarei o efeito de alguns outros suplementos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário