Homeostase

Perca peso com treinamento intervalado

É consenso entre os profissionais da saúde que para queimar gordura precisamos praticar mais de 30 minutos de um exercício aeróbico, antes disso estamos usando carboidratos como fonte de energia.

Mas e se eu disser que existe um treinamento mais eficiente e que pode ser realizado em um tempo menor, em 20 minutos, ou 10 minutos, ou então 5 minutos!!

Calma, não estou ficando maluco e nem tentando vender algum produto mirabolante que te deixa com o físico do Schwarzenegger sem precisar treinar.

É comum nas academias e parques por aí vermos o pessoal se matando nas esteiras e bikes, fazendo uma, duas horas de aeróbicos buscando perder alguns quilinhos. Mas a verdade é que quem não é apaixonado por isso simplesmente odeia essa parte do treino. Eu me incluo nisso. Dez minutos na esteira demoram algumas horas para passar! Não estou certo?

O problema é que, como falei no começo, até a primeira meia hora de aeróbico usamos o carboidrato da última refeição que fizemos, só vamos começar a usar os nossos "pneuzinhos" como fonte de energia depois de eternos trinta minutos de esteira!! Aí não dá! É muita tortura. Esse é o treinamento contínuo.


Então vamos falar do "milagroso" treinamento intervalado.

Vamos pegar como exemplo corredores profissionais. Um corredor de 100 metros rasos tem uma musculatura bem mais desenvolvida e baixo percentual de gordura do que um maratonista. Não é?

Bom ele não é tão milagroso assim! A diferença dele é que você continua queimando calorias mesmo depois de parar o exercício. Já no contínuo você queima calorias apenas durante o treino.

O problema dele é que não é tão simples de ser executado. Requer um preparo físico de intermediário pra cima. No treinamento contínuo ficamos aquela eterna meia hora correndo, por exemplo, em uma mesma velocidade. O treinamento intervalado consiste em tiros mais fortes durante o treino.

Exemplo: em vinte minutos de treino, trote por três minutos e corra no seu máximo por um minuto. E quando digo máximo é máximo mesmo, nada de "migué". Tá aí o motivo de não ser tão simples. Sua musculatura tem que estar preparada para receber um estímulo tão intenso.

Outro exemplo é subir lances de escada, do seu apartamento por exemplo, correndo. Dê intervalos de 1 minuto entre as subidas, pois não é fácil acredite, eu já tentei.

"Mas e a história de queimar gordura em 5 minutos?"

Procure no Google "Protocolo de Tabata". Essa rotina intervalada foi desenvolvida pelo treinador da equipe de patins no gelo de velocidade japonês. Consiste em oito series de 20 segundos com alta intensidade, com apenas 10 segundos de descanso entre elas. Isso vale para qualquer exercício (corrida, bike, etc).

Esse post é apenas para abrir a mente de vocês para as "novas" realidades que estão por aí. Se informe melhor sobre o treinamento intervalado, procure um profissional capacitado para te acompanhar, afinal não existe exercício errado e sim pessoa errada para aquele exercício.


Curta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário