Homeostase

Mitos e verdades (parte 1)

Nesse mês a revista Super Treino selecionou dúvidas sobre nutrição, treinamento e suplementação e fez uma matéria com várias dicas. Nos próximos dias vou postar alguns mitos e verdades interessantes.


1 - Para secar, é preciso cortar carboidratos e gorduras?

NÃO NECESSARIAMENTE.
O "secar" é a perda de gordura corporal, aumentando a definição muscular. Ou seja, necessitamos ingerir menos calorias do que gastamos. A redução da ingestão de gordura é importante neste ponto, no entanto, não deve ser eliminada da dieta, pois possui papel importante na síntese hormonal que, por consequência, melhora o volume muscular e contribui no gasto calórico diário.
A ingestão de carboidratos deve ser controlada para que não exceda a quantidade calórica ingerida, mas também não deve ser muito baixa, pois atrapalharia a performance.

2 - Beber água pode ajudar você a queimar gordura?

DEPENDE.
A pessoa que bebe mais água não acaba queimando mais gordura, mas a falta de água pode, sim, atrapalhar o treino e, consequentemente, seus resultados. Na verdade, quando o corpo "pede" água (sensação de sede), significa que já estamos desidratados (isso é mostrado em várias pesquisas). Por isso, devemos ingerir água frequentemente, porém, sem exagerar, mas evitar que cheguemos na sensação de sede.

3 - Não tomar café da manhã pode contribuiu para o aumento de gordura?

VERDADE.
Quando acordamos, saímos de um período de horas sem consumo de alimentos que gera um estado catabólico que, por razões enzimáticas, faz o corpo reduzir nossa lipólise (metabolização da gordura corporal), comprometendo nossa massa muscular. É por isso também que o adequado é não ficarmos muitas horas sem se alimentar.


4 - Beber água gelada emagrece?

MITO.
O gasto calórico ao bebermos água gelada (em vez de temperatura ambiente) é tão insignificante que podemos dizer tranquilamente que essa estratégia é completamente inútil.



5 - Beber líquidos durante as refeições engorda?

DEPENDE
do líquido. Se for bebidas como refrigerantes normais e/ou sucos e chás, há esse risco de ganho de peso por aumentarmos o consumo calórico. Se for água ou bebidas dietéticas, esse risco não existe. Mas vale sempre lembrar que beber muitos líquidos durante as refeições não é o mais adequado porque pode atrapalhar a digestão dos alimentos por diluir algumas enzimas digestivas. Além desta questão, a ingestão de água pode dilatar o estômago e, assim, mais alimentos seriam necessários para que o corpo recebesse sinais de saciedade.

Não perca as próximas dicas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário