Homeostase

Entendendo a "canelite"

Primeiro de tudo, canelite não existe! O nome correto é periostite medial da tíbia. E o que seria isso?



É uma inflamação do principal osso da canela, a tíbia, ou dos tendões e músculos da tíbia, podendo se tornar fratura por estresse. É comum em atletas que praticam futebol, tênis, ciclismo, corrida e ginástica olímpica.

Praticar esportes em terrenos muito rígidos, usar calçados inadequados e fatores genéticos são alguns fatores que podem desencadear essa síndrome.

Para os que gostam de corridas já se sabe que as esteiras de academias diminuem o impacto da passada em 15%, comparado com o asfalto. Quando for correr lembre-se sempre do aquecimento pré treino. Uma caminhada forte por exemplo. Uma musculatura forte nos membros inferiores também reduz o impacto nos ossos e articulações. Portanto a musculação é fundamental.

É comum a pessoa que começa a correr em poucas semanas querer aumentar a intensidade de seu treino. Mas tome cuidado com esse aumento, se for muito acentuado suas pernas podem não estar fortalecidas o suficiente para suportar o novo treino.

Evite correr todos os dias logo de começo, dê um dia de descanso para você mesmo. Faça o desaquecimento, coisa que a maioria nunca faz, caminhar mais alguns minutos após o treino, ao invés de parar de uma vez.

O tratamento é feito com massagens de gelo e antiinflamatórios, caso a dor seja muito intensa procure um ortopedista.

Há alguns anos atrás tive esse problema que evoluiu para uma fratura por estresse. Mesmo com acompanhamento de um ortopedista foram aí mais de três meses até conseguir praticar esportes sem dor novamente. Então sigam as dicas para que vocês não passem pela mesma situação.

Via Wikipedia


Curta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário