
Situação: atleta de futebol na dividida de uma bola torce o tornozelo.
Galera vou explicar de forma "beeeem" simples, o processo inflamatório e o porque do uso de gelo, antiinflamatórios (ou anti inflamatórios? maldita gramática), etc.
Para começar vamos entender o processo inflamatório.
Quando temos algum tipo de lesão, uma torção por exemplo, nosso organismo se prepara para o reparo da mesma. Anticorpos são redirecionados da corrente sanguínea para o tecido lesionado. Ocorre um aumento no fluxo sanguíneo e consequentemente o aumento de anticorpos na lesão. Mas aí está o problema: imagine uma pessoa caída no chão ferida. Muitos curiosos se concentram ao redor dessa pessoa, e os médicos não conseguem chegar até o ferido por conta dos curiosos.
É exatamente isso o que acontece. Os curiosos são os anticorpos e o médico é o O2 (oxigênio). Quando o tecido é lesionado além dos anticorpos ele precisa também de oxigênio, mas este não consegue chegar ao seu destino pelo excesso de anticorpos no local. Causando normalmente um inchaço na região.

Nessa hora que entra o gelo! O gelo causa uma vasoconstrição nos vasos sanguíneos (diminui o fluxo de sangue). Com um fluxo menor, menos anticorpos se direcionam para o tecido lesado, assim deixando mais espaço para o O2.
Outra técnica que ajuda é a elevação do membro lesionado. Com a ajuda da gravidade o fluxo sanguíneo é facilitado, evitando assim o acúmulo de sangue na região. Deixando o pé para cima por exemplo.
Os antiinflamatórios não anulam o processo de inflamação, que como vimos é essencial para a cura, eles apenas impedem que haja esse acúmulo local.
Então, após alguma lesão, contusão, torção, corra atrás de uma compressa gelada, de preferência logo após o impacto, pois quanto mais rápido o contato com o gelo, menos anticorpos se acumularão e mais oxigênio chegará ao seu destino!
GOSTOU DO ARTIGO? PUBLIQUE-O CLICANDO EM UM DOS LINKS AQUI EM BAIXO! \/
Nenhum comentário:
Postar um comentário