Homeostase

Tipos de trabalho muscular

Teoricamente, o trabalho muscular é dividido em concêntrico, excêntrico e isométrico, apesar de que no mundo real, nós humanos, não realizemos nenhum movimento puramente concêntrico, excêntrico ou isométrico, mas sim uma combinação dos três.

Concêntrico ou positivo. Ocorre quando há um encurtamento muscular ao se deslocar uma carga. Ao realizar uma rosca direta, o músculo realiza um trabalho positivo quando o peso se aproxima dos ombros.



Excêntrico ou negativo. Ocorre quando há um aumento longitudinal do músculo produzindo um efeito frenador. Este é o trabalho mais eficiente para desenvolver a massa muscular. Liberar vagarosamente o peso após um trabalho positivo é muitos eficiente para aumentar força e volume muscular.


É muito comum ver em academias pessoas praticamente jogando os pesos na fase negativa. Por exemplo, no supino muita gente faz a maior força para empurrar a barra, muitas vezes ajudado por alguém e, na hora de trazer a barra de encontro ao peito, esta é praticamente jogada com muito pouco ou nenhum controle. Isto ocorre em muitos outros exercícios, tais como agachamento, rosca direta, desenvolvimento, etc. este fato, alem de ser muito ineficiente e perda de tempo, ainda pode causar rupturas musculares e de ligamentos.

ENTÃO CONTROLE O PESO NA FASE NEGATIVA E VOCÊ IRÁ OBTER RESULTADOS MUITO MELHORES.

Isométrico ou estático. Caracteriza-se por contração muscular sem encurtamento ou alongamento das fibras musculares por um determinado período de tempo. Ginastas utilizam muito trabalho estático, como o crucifixo nas argolas e culturistas, quando realizam poses.



Trecho retirado do livro Anabolismo Total de Waldemar Marques Guimarães Neto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário