A dúvida principal era "isso serve apenas para musculação?". A resposta é não.
Mas claro, temos que ser razoáveis. Por exemplo: dou treinos de futebol no período da tarde para crianças de até 17 anos. Resolvi abolir os alongamentos. Em uma semana tive diversas reclamações de pais e alunos do porque não tinha mais alongamentos nos treinos. E eles estão certos. Não posso de uma hora para outra querer enfiar goela abaixo uma filosofia nova de treinos, e ainda esperar que ninguém estranhe. Se algum aluno meu se machuca, por qualquer motivo que seja, a primeira coisa que vão dizer é: "ah ele se machucou porque não alongou, culpa do professor!". Pronto estou na rua! Nesse caso tenho que saber levar o time e aos poucos introduzir novos conceitos.
Outro exemplo: tá bom, vou fazer o tal do supino com 100kg, vou aquecer a musculatura fazendo algumas repetições com cargas mais baixas. Até aí tudo certo, não é? Ok.
Agora, e se sou um iniciante que vai fazer uma elevação lateral com 1kg ou, se for extremamente sedentário, sem peso nenhum? Como vou aquecer?
Bom, eu sugiro um alongamento, leve, mas não deixa de ser alongamento.
Não espero que acreditem em tudo o que lêem aqui, espero que leiam e entendam o que estão fazendo. Afinal o corpo é de vocês, precisam saber o porque de fazer isso e aquilo. E não engolir qualquer coisa que um profissional de qualquer área diz sem explicação,

Nenhum comentário:
Postar um comentário