
O uso de suplementos foi relatado por 61,2% da amostra estudada. Os homens usam mais suplementos que as mulheres e os adolescentes tendem a utilizar mais que os adultos jovens.
Os suplementos mais utilizados são bebidas esportivas (12%), hipercalóricos (12%), aminoácidos (10%), proteínas (10%) e creatina (8%). Basicamente por auto-prescrição (42,8%) e pela indicação de treinadores (27,5%).
O consumo de suplementos é significativamente maior entre aqueles que se exercitam há mais tempo; freqüentam a academia há mais tempo; e ficam na academia mais horas por semana. Ter amigos usuários e/ou um usuário em casa influencia no consumo de suplementos.
O consumo de suplementos, apesar de poder ter restrições, é uma prática que faz parte da realidade das academias de ginástica e o ambiente é favorecedor do uso desses produtos.

Rapazeada não sou contra o uso de suplementos, muito pelo contrário, acho que são essenciais em qualquer tipo de treinamento, tanto na academia como em qualquer outro esporte. Só prestem atenção no que estão tomando, e na quantidade que estão tomando.
Um educador físico não tem base nenhuma para prescrever um suplemento, apenas seu histórico de uso.
Quem tem essa função é um nutricionista, de preferência esportivo!
É claro que seu professor na academia pode te dar dicas de alimentação, mas não acredite 100% no que ele diz. As vezes aquele suplemento fez bem para ele, mas para o seu organismo pode não ser tão eficiente.
Via dihitt.com.br
Fonte:Rev Bras Med Esporte (2008).
Nenhum comentário:
Postar um comentário