Homeostase

Treinar ou não treinar resfriado?

Semana passada fui surpreendido com a pergunta de uma aluna: "Samuca posso treinar quando estiver resfriada?". Respondi que era melhor ela esperar os sintomas passarem para depois voltar aos treinos. Óbvio, seu organismo está voltado para se livrar do vírus e você ainda vai forçá-lo a trabalhar mais? Vou apenas retardar a cura!

Ante ontem conversando com meu professor de sistema imunológico fui surpreendido novamente: não há problema algum! Claro, considerando alguns fatores.

Estudos recentes avaliaram 2 grupos distintos: o primeiro - resfriados e que não praticaram exercícios durante a infecção. O segundo - resfriados que continuaram praticando exercícios mesmo durante a infecção.

Obs: o segundo grupo realizou exercícios em um nível moderado (abaixo do que estavam acostumados). Também não treinaram quando os sintomas eram febre e dores no corpo. Apenas coriza, garganta inflamada, os sintomas comuns.

O resultado foi que nos dois grupos o tempo de cura do resfriado foi o mesmo (perto do dia 9). Mas o segundo grupo teve o benefício de não abandonar por completo o treinamento e não sofrendo com todas as perdas que essa parada acarreta.

Concluindo galera, tudo é questão de bom senso. Se você não está com febre nem dor no corpo pode (deve) treinar, mas tome cuidado com a intensidade desse treino, para não transformar um pequeno problema em um problema bem maior!


GOSTOU DO ARTIGO? PUBLIQUE-O CLICANDO EM UM DOS LINKS AQUI EM BAIXO! \/

Nenhum comentário:

Postar um comentário